ABANDONAR ANIMAIS É CRIME, DE ACORDO A LEI FEDERAL Nº9.605/98

Você sabia que abandonar animais é um crime ambiental? De acordo com a lei federal nº9.605/98, quem pratica essa crueldade pode ser punido com multa e até prisão. Mas, além de ser ilegal, abandonar animais é uma atitude desumana e irresponsável, que causa sofrimento e risco à vida dos bichinhos.
Algumas situações podem ser desafiadoras, mas existem alternativas para lidar com elas sem prejudicar o animal. Por exemplo, se você vai se mudar ou viajar, pode procurar um amigo, parente ou hotelzinho que possa ficar com o seu pet temporariamente. Se você tem um filho ou alguém com alergia, pode consultar um médico ou veterinário para encontrar uma solução que não envolva o abandono. Se você não tem tempo ou dinheiro para cuidar do seu animal, pode buscar ajuda de ONGs ou protetores que possam auxiliar na adoção responsável. Se o seu animal tem algum comportamento indesejado ou doença, pode recorrer a um adestrador ou veterinário que possa orientá-lo sobre como melhorar a situação.
Os animais abandonados sofrem muito nas ruas. Eles ficam expostos a doenças, fome, sede, frio, calor, violência e atropelamentos. Muitos deles morrem ou ficam gravemente feridos. Além disso, eles sentem falta do amor e da companhia dos seus antigos donos, o que pode causar depressão e ansiedade.
Os animais abandonados também contribuem para o aumento da população de cães e gatos nas ruas, pois se reproduzem sem controle. Isso gera mais problemas de saúde pública e ambiental, como a transmissão de zoonoses e a poluição.
Se você presenciar ou souber de algum caso de abandono de animais, não fique calado! Denuncie! Você pode ligar para os números 190 (Polícia Militar), 181 (Disque Denúncia) ou 3831-1368 (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). Você também pode registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.