Prefeito

PREFEITO JURACY FREIRE MARTINS

Filho de Gentil Martins Ribeiro e Leonidia Freire Cangussu nasceu em 17 de Fevereiro de 1949 na zona rural de Serranópolis de Minas e veio para a cidade de Porteirinha ainda jovem, junto com a sua família, em busca de melhores condições de vida.

Começou a trabalhar na venda do seu pai juntamente com o seu irmão Zé Bonitinho, passado algum tempo, começou a comprar algodão, que era produzido em grande escala no município. Anos depois, adquiriu uma usina algodoeira de beneficiamento.

Cursou até o ensino médio e é fazendeiro e empresário. Casado com Naira Ieda Ruas Martins, com a qual têm três filhos.

Foi eleito prefeito de Porteirinha, onde exerceu os mandatos de 2001 a 2004, 2009 a 2012. Durante estes dois mandatos Juracy realizou o maior Programa Habitacional da história da cidade com construção de mais de 80 casas populares, construiu a Creche Pró-Infância na Vila Guará, o Centro Municipal de Educação Infantil Arcos-íris Encantando, na Vila Guará, Unidade Básica de Saúde no bairro Vila Serranópolis, UBS no bairro União que atende também aos bairros Cidade Alta, Ouro Branco, Cedro e Renascer, terminou e inaugurou unidade de Saúde no Distrito de Mocambinho, implantou 50 novos leitos na Santa Casa de Porteirinha, implantou o CREAS, o o CRAS, construiu quadras Poliesportivas nos bairros União, Vila Guará e na Comunidade do Mulungu, além de diversos outros bairros e comunidades.

Durante suas administrações foram pavimentadas e asfaltadas centenas de ruas na cidade e nos distritos, além de ter viabilizado sistemas de abastecimento em dezenas de comunidades rurais e realizados inúmeros obras que transformaram a vida do porteirinhense.
Foi escolhido pelo povo novamente para administrar a cidade neste ano de 2021.