GOVERNO DE MINAS RECONHECE FOLIAS DE REIS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO

12 de janeiro de 2017 0
GOVERNO DE MINAS RECONHECE FOLIAS DE REIS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO

O governo de Minas Gerais, por meio do Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais (Conep), reconheceu no último dia 6 de janeiro, as Folias de Minas como Patrimônio Imaterial do Estado. Na ocasião, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) apresentou o resultado de uma extensa pesquisa que revelou mais de 50 tipos de devoção e uma grande diversidade de folias no estado.

“Esta tradição vai lá no fundo da alma de Minas Gerais. Desde o início da colonização mineira, do ciclo do ouro, nós temos manifestações ligadas aos Reis Magos. Esse registro é uma documentação completa. O Iepha trabalhou nos últimos dois anos e levantou mais de 1.500 folias em Minas Gerais. Esse reconhecimento é uma chancela, uma espécie de selo de qualidade que se dá a um bem cultural, para que todos prestem atenção a ele”, explicou o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo.

De acordo com o Iepha, esse reconhecimento, além de propiciar maior visibilidade a essas manifestações da cultura popular, fará com que o poder público se torne responsável pelo estabelecimento de medidas para incentivar e garantir sua perpetuação.

As folias possuem mais de três séculos de prática e forte representatividade na religiosidade e cultura mineiras. Em geral, são organizadas por um grupo de devotos, saindo na chamada “jornada” ou “giro”, que passa pelas casas da comunidade, cantando e festejando para o santo de devoção do grupo.

Estas manifestações culturais acontecem em todo o território mineiro e se revelam de diferentes formas e com várias nomeações. Chamadas também de “terno”, “charola” e “companhia”, os grupos se organizam para homenagear diversos santos, e não apenas os Reis Magos, como acontece nas Folias de Reis no dia 6 de janeiro.

Fonte: SEGOV – Governo de Minas – Central de Imprensa

folia de Reis 01

Deixe seu comentário »