PORTEIRINHA NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PORTEIRINHA NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Todos os anos, no mês de maio, concentramos nossos esforços na CAMPANHA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES que tem como marco referencial o dia 18 de maio (DIA NACIONAL DE COMBATE).

A Lei Federal nº 9.970 de 2000, instituiu o dia 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque, em 18/05/1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos violados.

A proposta anual da campanha, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

E essa é uma excelente oportunidade para discutir um tema que costuma ser silenciado. Você sabia que apenas 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são de fato denunciados às autoridades. Aí fica a nossa pergunta: cadê os 90%?

Infelizmente, nos últimos anos a situação de vulnerabilidade desse público agravou e aumentou os números de violência física e abuso sexual.

Estamos trabalhando para garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes. Mas você também pode nos ajudar muito!

Fique atento ao comportamento das crianças e ao perceber qualquer sinal, denuncie.

Disque 181, 190, acione o Conselho Tutelar: 9 9910-7075 ou o Ministério Público: 98401-6584.