QUEIJEIROS PORTEIRINHENSES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÕES

19 de maio de 2015 0
QUEIJEIROS PORTEIRINHENSES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÕES

Os produtores de queijo de Porteirinha, membros da Associação Proqueijo, continuam engajados na busca do reconhecimento dos seus produtos. Exemplo disso, tem sido a participação em cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas).

IMG_6202
Com a participação de 12 produtores, o primeiro curso sobre “Beneficiamento do Leite”, aconteceu entre os dias 05 e 08 de maio, na comunidade de Mocambinho. O segundo, com outros 13 participantes, aconteceu nesta semana, entre os dias 11 e 14 de maio, sobre ” Boas Práticas da Produção do Queijo Minas Artesanal.
“Gostei muito de ter participado da capacitação sobre as praticas de produção. Com mais conhecimento, fica ainda melhor trabalhar na organização dos produtos e na higienização”, disse a agricultora Sirlene Costa Alves, do Para I.
Segundo a instrutora do Senar, Ana Caroline, os temas estudados serviram para ajudar os agricultores a aprofundarem conhecimentos que eles já possuem, mas, de maneira a adequar segundo as exigências sanitárias. “A orientação repassada aos agricultores foi muito positiva. Acredito que eles irão conseguir colocar em prática para potencializar ainda mais a produção dos produtos”, disse a instrutora.
De acordo com Ana Caroline, os produtores são orientados a melhorar a higiene, desde a ordenha do leite, até o comércio do queijo, local de produção, além da maneira de embalagem, rotulagem e acondicionamento, respeitando o prazo de validade. Durante os cursos foram realizadas aulas práticas para aplicar as técnicas ensinadas no curso. A realização dos cursos é uma iniciativa da Prefeitura de Porteirinha, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, e faz parte das diversas estratégias que o Movimento Pró-Queijo tem feito, pela valorização e regulamentação da atividade queijeira na região.

IMG_5790 IMG_6221

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Deixe seu comentário »