PORTEIRINHA SEDIOU II CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

27 de agosto de 2013 0
PORTEIRINHA SEDIOU II CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

Com o tema “Juventude em rede para a cidadania”, evento foi realizado nos dia 24 de agosto de 2013

Porteirinha sediou no dia 24 de agosto a II Conferência Regional de Políticas Publicas de Juventude, com o tema “Juventude em rede para a cidadania”. O evento aconteceu no Centro Cultural Anísio Santos, e contou com a participação de jovens dos municípios de Catuti, Espinosa, Riacho dos Machados, Manga, Verdelândia, Pai Pedro e a cidade anfitriã.

O objetivo da conferência foi o de fortalecer a relação entre governo e sociedade, procurando assegurar com eficiência a formulação, execução e controle das políticas públicas voltadas à juventude. Através de discussões, os jovens conheceram as diretrizes da conferência, com a finalidade de votar propostas voltadas à juventude local e eleger delegados que os representarão na 3ª Conferência Estadual de Juventude, nos dias 08,09 e 10 de novembro de 2013, em Araxá.

O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, ressaltou a importância de se ouvir e apoiar os jovens, acrescentando que o primeiro canal para o desenvolvimento é o dialogo. Destacou ainda, que espera conseguir várias propostas de melhoria e qualidade de vida para a classe.

O Subsecretário de Juventude do Governo do Estado de Minas Gerais, Gabriel Azevedo, abrilhantou o evento e ministrou a palestra com o tema: Reflexões sobre a juventude; o que é uma Conferencia de Políticas Publicas de Juventude, dando Ênfase aos Eixos Temáticos. Segundo ele, “A conferência é um instrumento autentico para proporcionar o levantamento de opiniões da juventude, e, quando realizado em grande porte, como esta regional, os resultados são aprimorados, demonstrando a energia e organização de cada região”. Na oportunidade, parabenizou a Secretaria Municipal, Marli Janete pela iniciativa. “Essa jovem responsável pelas políticas públicas de juventude em Porteirinha está de parabéns pelo empenho e dedicação. É de gente como ela que a política precisa!”, afirma.

O Jovem Zander Lazaro Magalhães é colaborador da Acebev (Associação Casa de Ervas Barranco da Esperança e Vida), em Porteirinha, e já participou em vários eventos voltados à juventude. Para ele, “É muito importante que os jovens em suas variadas formas de expressões e praticas sociais, se tornem protagonistas com a capacidade de expressar as necessidades e ações para o presente e o futuro.” Já o Aelcio Dias, que é representante da Pastoral da Juventude do município de Espinosa, mencionou a capacidade que a juventude atuante possui quando quer mudar uma realidade, citando como exemplo as manifestações ocorridas no país nos últimos meses. Aelcio completa dizendo que, “O jovem deve se sentir parte integrante das políticas. E isso, só é possível através do levantamento dessas propostas que podem se tornar ações concretas, vindo a melhorar a educação, saúde, transportes públicos, dentre outros”. Afirma.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Juventude, e contou com a parceria do Conselho Municipal da Juventude.