PORTEIRINHA É DESTAQUE NO CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS

30 de outubro de 2014 0
PORTEIRINHA É DESTAQUE NO CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS

Jovens realizam o sonho de estudar no exterior por meio do Programa Ciências sem Fronteiras

Ter a chance de aprender um novo idioma, conhecer e estudar em instituições conceituadas, desfrutar de novas culturas, costumes e enriquecer o currículo com novas experiências acadêmicas são apenas poucos dos benefícios e oportunidades que o intercambio oferece. E realizar um sonho como este faz parte da vida de muitos alunos brasileiros. Em Porteirinha, o programa tem transformado este desejo em uma realidade para muitos jovens.

Desde a sua criação, há três anos, diversos estudantes do município foram contemplados com bolsas de estudos internacionais. Os destinos são diversos: Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Irlanda, dentre outros. André Augusto é um deles. O estudante de Engenharia Química embarcou para a Alemanha em 25 de setembro e, desde que lá chegou, passa por avaliações e processos seletivos. Durante seis meses estudará o idioma alemão e depois irá para a universidade. “Estou muito feliz com essa oportunidade e estou me esforçando ao máximo para que tudo dê certo. Minha expectativa é retornar ao Brasil com um bom nível em alemão e inglês, além de conhecer a cultura e técnicas na área de engenharia”, afirma.

Rick França, de 20 anos, é outro acadêmico contemplado e que agora respira os ares da Austrália, mais especificamente em Sydney. O estudante viajou do Brasil com destino ao país em 18 de julho de 2013 e lá estuda Engenharia Mecatrônica na Macquarie University. O universitário incentiva os alunos que também querem participar do programa. “Não deixem de sonhar. Com esse programa, que é tudo custeado pelo governo, temos a oportunidade de estudar em uma universidade de ponta e, ao mesmo tempo, ter um crescimento pessoal e intelectual. Então, é só sucesso”, contou.

Para Kátia Almeida, não teve presente melhor. Ela embarcou para os Estados Unidos no dia 21 de agosto, dia do seu aniversário. A estudante de Engenharia de Alimentos ficará durante o programa na University of Arkansas, no estado de Arkansas. Fernando Mendes também está nos Estados Unidos. O acadêmico de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João Del Rei está no país desde março deste ano, onde estudou inglês na University of Washington e agora já está em Southfield, na Lawrence Technological University.

Entre os segundos semestres de 2013 e 2014, outros jovens porteirinhenses também embarcaram para o exterior, por meio do Programa Ciências sem Fronteiras. Renato Silva Santos foi para a Alemanha em março; Débora Mendes Coelho e Daniel Marques estão nos Estados Unidos desde 14 de agosto e Bruno Riordan desde 19 de junho; Jaqueline Barbosa está na Alemanha desde 2 de agosto; e, o mais recente, Antônio Marcos, viajou para a Alemanha em 1º de agosto, além de Caio Cantuária, morador da comunidade rural do Tanque, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto e que estuda na Irlanda desde 9 de janeiro de 2013. E não para por aí, os jovens porteirinhenses Erick Santana, Hermano Gustavo Rodrigues, João Gustavo Brito Rabelo e Nágila Lorena também estão participando do Programa Ciências Sem Fronteiras em países pelo mundo afora, orgulhando os conterrâneos.

Com estas diversas experiências e histórias relatadas, Porteirinha tem muito do que se orgulhar. Frutos de escolas públicas, as conquistas destes acadêmicos servem de incentivos para os alunos de todo o município que desejam viver e aprender com uma experiência tão interessante e aproveitar as oportunidades dos programas existentes, como esse do Governo Federal.

 

Erick Santana

Erick Santana

Hermano Gustavo Rodrigues

Hermano Gustavo Rodrigues

João Gustavo Brito Rabelo

João Gustavo Brito Rabelo

Lucas Cunha

Lucas Cunha

Nagela Lorena

Nagela Lorena

 

estudantes

Estudantes porteirinhenses a caminho da universidade em cidade no exterior

Jovens Ciências sem Fronteiras SITE

Jovens realizam o sonho de estudar no exterior por meio do programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal

Deixe seu comentário »